Estas são algumas das minhas recordações de Carnavais, que vivi e participei.
Nestas recordações dos meus CARNAVAIS, tenho de recordar as pessoas que fizeram com que o CARNAVAL entrasse na minha vida, como um "genese" que se tem à nascença ou ainda, como está na moda, um "VIRÚS", mas dos bons que se "entranha em nós" e permanece ao longo dos tempos e digamos que no meu caso já são alguns anos.
Como noutro local deste “RECORDAR” digo o que recordo dos meus primeiros carnavais, mas tenho que recordar as pessoas que fizeram com que o Carnaval da Nazaré, seja o que é hoje… Claro que não é o “Carnaval” dos meus tempos de juventude, mas felizmente que ainda muitas das características do nosso carnaval, do “CARNAVAL NAZARENO” se mantem, como eu costumo dizer, existe um carnaval com EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE, porque uma das bases do “nosso” carnaval…não MORREU, nem nunca MORRERÁ… AS PESSOAS. O “nosso Carnaval” são as PESSOAS. Porque temos de VIVER o CARNAVAL NAZARENO, para que o possamos ENTENDER… Porque o CARNAVAL NAZARENO NÃO TEM EXPLICAÇÃO… O CARNAVAL NAZARENO SENTE-SE…
Mas como dizia tenho que RECORDAR as PESSOAS que fizeram com que o CARNAVAL continuasse vivo na minha VIDA.
Recordar aqui alguns daqueles com quem convivi, como o ABEL (Betoua), JAIME SILVA, NELO, HORÀCIO PEIXE, CAÇA (que tocava Banjo) e outros que fizeram com que o não possa esquecer os Carnavais da Taberna da “ELVIRA”, e recordo o “Estribilho” com música da marcha antiga de Lisboa ele dizia assim:
OLHA A TABERNA DA ELVIRA
QUE NÃO HÀ PAI PARA ELA
OS MUSICOS SÃO DA PRAIA
OS INSTRUMENTOS SÃO DA CELA.
Mas a partir dos anos 70, recordo pessoas como tio AFONSO OVA, JÚLIO MAURICIO, ESPADANA, FAÍSCA, FERNANDO YBARRA, HONÓRIO SOUSINHA, JACINTO MECA, BINO PAIS DA SILVA, ALBERTO BELO, EDMUNDO MAURÌCIO, ERNESTO MURRAÇAS, ALFREDO MONDERREI, TOCÁ MIDÕES, SILVINO PAIS DA SILVA, MARIA ADELIA PILÓ e muitos outros que neste momento não me vem à memória, mas que irei recordar aqui neste ESPAÇO de RECORDAÇÕES. Todos estes já partirão, mas não morreram na RECORDAÇÃO da sua vivência do NOSSO CARNAVAL e mesmo da CULTURA NAZARENA.
Mas outros que marcaram também as memórias do “NOSSO CARNAVAL” e que ainda estão cá, para nos lembrarem dos “OUTROS” carnavais. Recordar só alguns como LÍDIO MAURICIO, PROFIRIO JOSÉ CARMO LABORINHO, TONI DA GRAÇA.
Mas vou recordar aqueles que partiram e deixaram trabalhos que ainda hoje podemos ver ou ouvir.
Não pretendo com estas RECORDAÇÕES chegar a todos, mas com a vossa colaboração chegaremos e recordaremos muitos mais.
RECORDAR SANTANA DA PACHECA
RECORDAR O ZÉ RUI
RECORDAR MARIA ADÉLIA PILÓ
RECORDAR SILVINO PAIS DA SILVA
RECORDAR "TOCÁ MIDÕES"
HOMEM DO RÁDIO
RECORDAR ARMANDO MIRÃO
RECORDAR "ZÉ DA GRACINDA"
03-03-2011 19:17