TROTINETAS

TROTINETAS

CARNAVAL 2025
"TÁ INJOADE C'MÁ PARDELA"

AS TROTINETAS 2023 - "SÓ SE TÁ NÉUVA

AS TROTINETES - 2020

As Trotinetas
Como os homens se juntavam no Sábado Magro para almoçar e divertirem-se e não contavam com as mulheres para comemorar mais um dia de Carnaval, pois de Bicicleta faziam a animação e o transporte para esse almoço, elas resolveram não ficar em casa.
Foi ao que “consta” que depois de uma deslocação do Rancho Tá-Mar, no regresso à Nazaré algumas das componentes deste rancho, resolveram que não ficariam a ver os maridos e os filhos a divertirem-se e elas a ver “Os Bicicletas” na maior diversão, resolveram então partir para a constituição de um grupo “semelhante” mas só de mulheres. Como estavam em “voga” as Trotinetas, decidiram que o meio de transporte para esse dia seria este veicula também de duas rodas.
E foi assim que no carnaval de 2002 É PAZORELHAS, que As Trotinetas apareceram, com um grupo de cerca de oitenta elementos que viria a aumentar nestes dez anos de existência até às trezentas mulheres que compõem este grupo que se junta oito dias antes do inicio do Carnaval. Já com uma Comissão Organizada deram então o primeiro passo para a “diversão”, esta comissão era composta pela Carla, Polcínia, Adélia, Ana Bela e Cládia. (Segundo “consta” no panfleto desse ano) A Comissão é sempre composta por cinco elementos do grupo de oitenta que são as fundadoras e todos os anos a Comissão é diferente.
O Fato muda todos os anos, mas tem sempre presente dois elementos que simbolizam o traje nazareno, que são os “colotes” e a algibeira. Também as marchas das Trotinetas tem marcado o carnaval da Nazaré a começar logo no primeiro ano com o “Tcharammm…….”, letra de João Veríssimo, música de Profirio Laborinho cantou o Zé Rui. Dai para cá todas as marchas se iniciam com o “Tcharammm….” E a letra e música continua da dupla inicial, agora com as vozes do João Veríssimo e do Zé do Aníbal. Este ano que fazem dez anos de existência a marcha é o “Tcharammm….Nesta Data Curida”.